domingo, 4 de outubro de 2009

Proposta de Desenvolvimento Local Sustentável em Luis Anselmo


Desenvolvimento Sustentável - Alternativa de ação para melhoria das condições sociais, econômicas e ambientais do bairro.

A Sociedade 8 de Setembro chegou a conclusão que a melhor forma de ajudar as pessoas mais carentes da comunidade não é fazer assistencialismo. A melhor forma é promover a inclusão social a partir de uma atividade econômica, que possibilite que as pessoas venham a obter ou melhorar sua renda familiar.Coerente com esta forma de pensar, foi discutida e aprovada a estratégia de atuação do Banco do Brasil chamada DRS – Desenvolvimento Regional Sustentável.

A estratégia busca impulsionar o desenvolvimento local através da mobilização de agentes econômicos, sociais e políticos para o apoio a atividades produtivas economicamente viáveis, socialmente justas e ambientalmente corretas. Objetiva contribuir para a geração de trabalho e renda e para adoção de práticas que permitam um salto de qualidade nos indicadores de desenvolvimento social e ambiental do bairro.

A proposta é reunir parceiros locais, a exemplo da Sociedade 8 de Setembro, da Associação de Moradores de Luis Anselmo – AMLA, o Centro Social Urbano – CSU, a Igreja Católica, que já foram apresentadas à proposta, e convidar também as associações das comunidades Boa Fé e do Baixão, assim como outras igrejas, escolas e grupos culturais existentes no bairro. Já estão comprometidos parceiros externos como o Banco do Brasil e a Secretaria de Desenvolvimento Social – SEDES do Governo do Estado. Queremos convidar a CHESF e o SEBRAE para somar e potencializar nossa estratégia de desenvolvimento. Outras instituições também poderão se agregar.

A idéia é reunir todos esses parceiros numa Equipe DRS e, ouvindo a comunidade, escolher uma atividade econômica viável para ser implementada. Diagnóstico, análises, acompanhamento e monitoramento e possíveis correções serão sempre realizadas de forma participativa pela Equipe DRS.

Idéias e propostas já existem. Traga também a sua. "O Caminho se faz caminhando", como já dizia o mestre Paulo Freire.

Nenhum comentário:

Postar um comentário