domingo, 4 de outubro de 2009

A Sociedade Beneficente Oito de Setembro


51 ANOS DE HISTÓRIA

A Sociedade Beneficente Oito de Setembro foi idealização de um saudoso grupo de amigos, moradores da rua Luiz Anselmo. Sua denominação vem da data de realização da primeira reunião no dia 08 de setembro de 1958. Entre seus fundadores estão os nomes de respeitados senhores da época: Rui Pereira Bitencourt, Edgar Severiano dos Santos, Estevão Bispo de Jesus, João Manoel dos Prazeres, Waldeck dos Santos Mares, Manoel Santos Silva, Nelson Pereira da Silva, Faustino Francisco do Sacramento, Lourenço Ciro de Souza, Salustiano Severino da Silva, Lourival Soares, Henrique Cirilo dos Santos, Antonio Leopoldo Pereira, Miguel Arcanjo Portela, Olegário Bispo dos Santos e Pedro de Alvantara Barreto, todos já falecidos e que nos legaram os ideais de união, integração e solidariedade na luta por melhores condições de vida para a comunidade de Luiz Anselmo. De sua primeira diretoria, presidida por Estevão Bispo de Jesus, está hoje presente a associada Odail Teles Santos Cunha, primeira secretária de então. Entre outros atos, essa diretoria foi responsável pela elaboração dos Estatutos, registro da Sociedade em Cartório. Em 15/06/1960 foi reconhecida como de utilidade pública e em seguida veio seu primeiro grande benefício ao bairro: a criação de uma Escola Municipal Luiz Anselmo, em convênio com a Prefeitura do Salvador.

Em seus 51 anos de existência, a Sociedade Beneficente Oito de Setembro tem muita história para contar. Muitas lutas reivindicatórias em prol do bairro, muitas campanhas de solidariedade, muitas ações de ajuda mútua entre os sócios e o incentivo a formas de organização entre jovens, mulheres e homens da comunidade, como Grupo de Teatro e Clube das Mães, entre outras. Em todos os casos um sentimento sempre prevaleceu: o da união e solidariedade entre os associados, sem discriminação de raça, sexo, condição social, orientação religiosa ou política. Foi criada como um bem da comunidade para a esta servir, possibilitando a integração, a busca da harmonia e da conquista de melhores condições de vida para todos. Além disso, promover o lazer, esporte, cultura e educação também fizeram parte das preocupações da Sociedade em muitos momentos de sua história.

A nova diretoria, presidida por Diógenes Oliveira Soares, compromete-se a fazer a Sociedade ser representativa dos moradores do bairro e convida a todos para se associar e participar das atividades, lutas e campanhas que virão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário